Parque Urbano do Marco de Canaveses urban park Sérgio Pinto Arquitetura Paisagista e Desenho Urbano Landscape Architecture & Urban Design
PARKS

Parque Urbano do Marco de Canaveses

PARQUES

Parque Urbano do Marco de Canaveses

Os espaços públicos estiveram desde sempre associados à vida do homem e às suas manifestações de cidadania. É nos espaços públicos que a expressão humana se faz representar, os cidadãos se manifestam e o Homem se mistura numa homeostática coabitação com o meio ambiente.

Os espaços públicos nas tipologias que os constituem (ruas, avenidas, largos, praças, parques e jardins) são elementos essenciais da paisagem urbana pois conferem formas, volumes e texturas que definem a cidade permitindo ao homem compreender e interpretar a cidade.

Por outro lado também se pretendeu usar o espaço público como elo de ligação dos diferentes sistemas de percursos pedonais, transportes coletivos e estacionamentos públicos, fortemente associados às zonas de comércio e serviços conferindo um caráter fortemente urbano, mas com identidade própria do local em que está inserido - “Glocal”, onde o local representa o “Nós” numa interação constante e em tempo real com o mundo global.

A visão para o Parque Urbano do Marco de Canaveses consiste na realização de três ambições: Converter; Conectar; Qualificar.

A primeira ambição consiste na conversão da imagem do espaço existente numa imagem adequada às vivências contemporâneas da população. Uma imagem nova, coletiva e positiva. A segunda ambição pretende relacionar a cidade e tudo que nela existe com o Parque. O Parque deve fazer parte do tecido urbano, como tal deve tornar-se acessível a todos. Acessível fisicamente, mas também visualmente, quer nas relações com as pessoas que circulam livremente na cidade, quer nas que lá moram.

A terceira ambição é qualificar todo o espaço, quer nos materiais e métodos construtivos, quer na oferta programática.

A nível programático a diversidade de oportunidades para os utilizadores é alargada, desde espaços amplos relvados, plataformas para recreio passivo/contemplativo, rede percursos de sombra e sol, espaços para piquenique, zona de jogos desportivos, praças, clareiras para atividades, pérgolas/espaços de sombra, espaços de água.

Conceptualmente pretende-se que este Parque apresente um ambiente naturalizado e formas orgânicas para quebrar com o ambiente urbano envolvente. No entanto, pretende-se que os “pontos-chave” do Parque, nomeadamente as praças e as principais áreas de recreio, invertam este ambiente e absorvam a essência da malha urbana da cidade através do uso de formas ortogonais de escalas, cores e funções diversas.

TYPOLOGY

PORTUGAL

TYPOLOGY

PARKS

LOCATION

MARCO DE CANAVESES

DATE

2017

PARTILHAR PROJETO
Parque Urbano do Marco de Canaveses urban park Sérgio Pinto Arquitetura Paisagista e Desenho Urbano Landscape Architecture & Urban Design Parque Urbano do Marco de Canaveses urban park Sérgio Pinto Arquitetura Paisagista e Desenho Urbano Landscape Architecture & Urban Design Parque Urbano do Marco de Canaveses urban park Sérgio Pinto Arquitetura Paisagista e Desenho Urbano Landscape Architecture & Urban Design Parque Urbano do Marco de Canaveses urban park Sérgio Pinto Arquitetura Paisagista e Desenho Urbano Landscape Architecture & Urban Design
  • TYPOLOGY : PORTUGAL
  • TYPOLOGY : PARKS
  • LOCATION : MARCO DE CANAVESES
  • DATE : 2017
  • TIPOLOGIA :
  • PAÍS :
  • LOCAL :
  • DATA :

// Ficha técnica: Promotor Câmara Municipal do Marco de Canaveses. Área 3.8Ha. Equipa Sérgio Pinto, Nelson Soares, Mariana Silva.