parque urbano do marco Marco urban park Sérgio Pinto Arquitetura Paisagista e Desenho Urbano Landscape Architecture & Urban Design
PARQUES

Parque Urbano do Marco // 1º Prémio

PARQUES

Parque Urbano do Marco // 1ºPrémio

Este trabalho resulta da necessidade de criar um Parque dedicado ao uso, apreciação e interacção no espaço verde público.

As valências ecológicas deste espaço, cujo rio, fauna e flora caracterizam esta paisagem fortemente autêntica, fundamentaram a recuperação, requalificação e o uso pertinente desta parcela de território.

O uso das potencialidades ligadas ao rio foi enfraquecendo ao longo dos anos, ficando apenas a memória de uma identidade outrora vincada e subsistente. Ao longo do rio surgem moinhos de água e paralelamente terrenos que em tempos eram agrícolas mas na actualidade deram lugar à vegetação em estado “Climax”. A íntima relação da população com o rio foi-se perdendo. Toda esta informação genética foi a base do todo o processo de concepção, onde as populações têm um papel imprescindível na reactivação destas sinergias.

Sendo o rio um elemento condutor de múltiplos processos considerou-se importante extravasar futuramente esta intervenção ao longo do leito do rio ate onde a requalificação seja necessária.

Na concepção deste espaço tentam integra-se os antigos moinhos de água - através da sua reabilitação – um pólo habitacional degradado – onde se recorreu à reconstrução – um rio poluído e descaracterizado – procedendo-se à sua limpeza e controlo ambiental – um aqueduto – com operações de limpeza da vegetação e reparação.

Paralelamente ao rio existe uma linha de caminho de ferro que funciona como porta de entrada da cidade, com alguma relevância do ponto de vista turístico, pelo que se propõe interligar com os restantes espaços através da criação de passagens pedonais entre eles.

Dadas as actuais contenções necessárias no consumo dos recursos energéticos, propõe-se a introdução de aerogeradores, adaptados a ambientes contidos, e de painéis fotovoltaicos, produzindo energia necessária ao funcionamento dos elementos deste Parque, não deixando de acrescentar que esta introdução vai personificar este Parque e mostrar às pessoas que este vive de trocas energéticas, à semelhança de todos os sistemas vivos.

Propõe-se a reintrodução das culturas de milho e centeio, que fundamentam a reabilitação dos moinhos e a criação de percursos pedonais, mostrando o valor cultural e paisagístico que estas terras possuem.

PARTILHAR PROJETO
parque urbano do marco Marco urban park Sérgio Pinto Arquitetura Paisagista e Desenho Urbano Landscape Architecture & Urban Design parque urbano do marco Marco urban park Sérgio Pinto Arquitetura Paisagista e Desenho Urbano Landscape Architecture & Urban Design parque urbano do marco Marco urban park Sérgio Pinto Arquitetura Paisagista e Desenho Urbano Landscape Architecture & Urban Design parque urbano do marco Marco urban park Sérgio Pinto Arquitetura Paisagista e Desenho Urbano Landscape Architecture & Urban Design parque urbano do marco Marco urban park Sérgio Pinto Arquitetura Paisagista e Desenho Urbano Landscape Architecture & Urban Design parque urbano do marco Marco urban park Sérgio Pinto Arquitetura Paisagista e Desenho Urbano Landscape Architecture & Urban Design
  • TIPOLOGIA :
  • PAÍS :
  • LOCAL :
  • DATA :
  • TYPOLOGY :
  • COUNTRY :
  • LOCATION :
  • DATE :

//Ficha técnica: Promotor Concurso. Área 11Ha. Equipa Sérgio Pinto. Prémios # 1º Prémio Jornal Arquiteturas/Vibeiras Jovem Arquitecto Paisagista 2009. Publicações sobre o projeto « Parque Urbano do Marco » 10 Anos Prémio Vibeiras/Jornal Arquitecturas Jovem Arquitecto Paisagista, Vibeiras, Grupo About Media. « Prémio Jornal Arquitecturas/Vibeiras » Comunicações Vol I, Congresso Ibero-Americano de Parques e Jardins Públicos, Câmara Municipal de Póvoa do Lanhoso. « Identidade restaurada » Jornal Arquitecturas nº49. « Parque Urbano do Marco poderá nascer em Rio de Galinhas » Jornal A Verdade nº647.