SÉRGIO PINTO landscape architect
SÉRGIOPINTO®

Arquiteto Paisagista

Sérgio Pinto licenciou-se em Arquitetura Paisagista na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2008. No último ano de curso juntamente com dois colegas viajou para a Holanda para participar na Trienal Internacional de Apeldoorn (Cultura, Jardins e Paisagem), uma experiência que lhe permitiu interagir com outros estudantes arquitetos paisagistas, arquitetos, designers e investigadores de várias nacionalidades.

Em 2009 criou o seu próprio atelier, SÉRGIOPINTO® arquitetura paisagista e desenho urbano, realizando projetos desde a pequena escala do jardim residencial à escala do parque urbano. Com o projeto do “Parque Urbano do Marco” vence pela primeira vez em 2009 o Prémio Jornal Arquitecturas/Vibeiras Jovem Arquitecto Paisagista edição Ibero-Americana. No mesmo ano iniciou uma colaboração com a Prof. Laura Costa/Lrc arquitetura paisagista (2009-2016) no âmbito do seu doutoramento. Paralelamente realizou e coordenou projetos em várias escalas, a nível nacional e internacional. Participou em projetos de recintos escolares, parques urbanos, projetos de recuperação e integração paisagística, recuperação de aterros sanitários, planos de ordenamento do território, jardins de empresas e jardins privados. Resultado dessa colaboração destaca-se a obtenção do Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista em 2011, 2012 e 2013. Em outubro de 2012 o Parque do Recinto Empresarial da Agros é exposto na 7ª Bienal de Barcelona no âmbito do Prémio Europeu Rosa Barba, no qual desenvolveu toda a parte gráfica do projeto.

A relação com a Universidade e a investigação aplicada manteve-se sempre presente no seu percurso profissional e académico realizando ações de formação e conferências na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Em 2013 concluiu o Mestrado em Arquitetura Paisagista pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro investigando durante dois anos metodologias de projeto de Parques Urbanos, sendo o caso de estudo o parque Fresh Kills em Staten Island, Nova Iorque, projetado pelo arquiteto paisagista James Corner do gabinente Americano de Arquitetura Paisagista FieldOperations.

Sérgio Pinto possui uma experiência consolidada ao longo de quase 10 anos na realização e coordenação de estudos e projetos de espaços privados e públicos desde a concepção, execução ao acompanhamento da obra.